Urban Music

música alternativa, rock, indie, pop, eletrônica e afins

domingo, julho 16, 2006

GAINSBOURG


Foi lançado recentemente um disco tributo ao cineasta, cantor e compositor francês Serge Gainsbourg, com vários artistas da cena atual. Gainsbourg faleceu em 1991 e foi um dos ícones pop da França nos anos 60, porém sem ter muita repercussão internacional, mas que mesmo assim influenciou muita gente.

O disco chamado de “Monsieur Gainsbourg – Revisited” tenta internacionalizar a obra do compositor francês. E é bem interessante, embora se perca um pouco a sensualidade e até mesmo a pieguice intencional das músicas de Gainsbourg, já que todas as músicas deles são cantadas originalmente em francês e nessa homenagem todas as músicas estão em inglês. Porém as músicas não deixam ter seu brilho.

A música mais conhecida dele é "Je T'Aime Moi Non Plus" de 1969, que você certamente já ouviu mas não sabe o nome, simula orgasmos femininos e na época foi cantado por sua esposa Jane Birkin. Parece música de motel mas é legal. No tributo quem canta é Cat Power e Karen Elson, que perdeu um pouco a sexualidade da versão original mas mesmo assim a música ficou redondinha e os versos em inglês não saem da cabeça depois de você ouvir.

Outra música interessante é cantada pelo grupo Portishead, que está sumido e sem previsão de lançarem disco novo. Eles tocam “Requiem for Anna”, música curta mas uma das melhores do disco, que tem batida forte e até uma guitarra pesadinha. Pena que o vocal sensacional de Beth Gibbons é apenas susurrado nessa música, mas está dentro do clima da canção.

Presença legal também é do pessoal do Franz Ferdinand, cantando “A song for sorry angel” ao lado de Jane Birkin, bem no estilo rock retro indie da banda.
Além disso, participam Michael Stipe, vocalista do R.E.M., cantando “L´Hôtel”, com versos mais falados do que cantados, uma das características de Stipe.
Tem também Placebo (The ballad of melody Nelson), Tricky (Au revior Emanuelle), The Kills (I call it art), entre outros.