Urban Music

música alternativa, rock, indie, pop, eletrônica e afins

sexta-feira, maio 12, 2006

ARCTIC MONKEYS




Alex Turner (guitarra e vocal), Jamie Cook (guitarra), Andy Nicholson (baixo) e Matt Helders (bateria): essa á banda queridinha do momento na Inglaterra, sendo considerada um fenômeno, com um álbum de estréia mais vendido na história britânica desde “Defenetely Maybe” do Oasis. E também vem recebendo um arrastão de elogios pela imprensa especializada em música como um dos melhores álbuns dos últimos tempos e indicado a vários prêmios.
Mesmo antes de serem lançados por uma gravadora a banda já era uma febre no Reino Unido, com divulgação independente, de boca-a-boca, com CD demo vendido nos shows que faziam e com downloads via internet.
O álbum de estréia dos Arctic Monkeys chamado de “Whatever people say I am, that´s what I´m not” é uma mistura de indie-rock, pós-punk, brit-rock e até ska. À primeira audição pode soar estranho, mas já na segunda, você se acostuma e quer ouvir de novo, isso porque tem músicas dançantes e com energia, ótimo para animar festinhas, sendo também descrita como uma mistura de Franz Ferdinand e The Libertines. A banda é formada por garotos por volta de 20 anos, com letras despretenciosas e canções simples, falando de coisas banais.
Os grandes hits da banda são “I bet you look good on the dancefloor” e “When the sun goes down”, essa última uma das melhores do disco, com um começo lento e depois com uma boa pegada. Praticamente todas as faixas são aceleradas e curtas num estilo bem pós-punk mesmo, com exceção de “Riot Van” que é a única lenta. E ainda tem “A certain romance” com um toque de ska, mas que ficou bem legal.
O hype em torno da banda é um pouco exagerado, mas até que eles são bons.

Se você quiser dar uma olhada num vídeo deles da música "The view from the afternoon", aí vai o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=BS_QpuDfCoY&search=arctic%20monkeys